Image Map

15 de fevereiro de 2012

E agora? Qual profissão escolher?


Nova tag: "E agora?", onde falaremos de assuntos que assustam ou preocupam os adolescentes.
Eu não sei vocês, mas eu estou super nervosa com esse assunto. Tudo bem, estou no primeiro ano do ensino médio, mas no fim do ano já tenho que prestar prova pra curso técnico e estou perdida! São tantos cursos... 
Então decidi "conversar" com vocês sobre isso. Eu tenho falado muito com a minha mãe (que aliás, como todas as mães, é uma ótima conselheira), e ela tá me dizendo uma coisa muito importante, mas que eu não considero o primeiro passo. "Pesquise!". 
Ela me diz isso porque estou em dúvida entre três cursos, mas pra quem ainda não tem ideia alguma, tem algumas coisas que precisam fazer antes de pesquisar. 
Primeiro, acho que o básico é saber o que você faz bem, e o que você gosta. Não adianta se formar em direito porque seus pais querem ou em mecatrônica porque sua melhor amiga vai fazer isso, tem que ser algo que você goste, independente do que os outros esperem (porque aliás a vida é tua, e quem decide e assume as consequências daqui pra frente é você e não eles!).
Então, pare e pense: Do que você gosta? Qual aula sempre foi teu forte? 
Eu sempre tive meu pé nas artes, teatro, dança, música, e o que tá me interessando tem bem a ver com isso: Comunicação Visual, Design de Interiores e Vestuário. E tudo combina, se pararmos pra pensar que nos três necessita ter um estilo próprio (que modéstia à parte, eu bem tenho, né? pintar o cabelo de rosa não é pra qualquer um!). 
Mas também estou pensando bastante: meu forte sempre foi português e matemática, e eu talvez faça uma faculdade ligada à isso, então o que esses cursos tem a ver? Bem, independente da faculdade que vou seguir, ter um curso técnico é sempre bom, pois teremos uma profissão que poderá pagar nossa graduação. 
À partir de hoje, começarei a postar sobre alguns cursos (não diariamente, pois estou cheia de coisas, principalmente na cabeça, e não teria criatividade pra tanto), e talvez isso ajude vocês e até à mim. 
Se tiverem um pedido ou sugestão é só comentar aqui ou mandar pro e-mail do blog. 

Xoxo, Isa Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário